Você sabia que existe um logo nunca usado pelo Jornal do Almoço?
segunda-feira, janeiro 14, 2019
O Jornal do Almoço é um dos mais antigos telejornais gaúchos. Em um tempo onde a rádio parecia imbatível, ele passou a abrir espaço na rede nacional, a TV Globo, para o noticiário local. O sucesso foi tanto que a Rede Globo estendeu a ideia para todas as afiliadas, no que chamou de Praça TV primeira edição.
Logo atual / Reprodução - RBS TV |
O Jornal do almoço é o precursor do praça TV. Nada mais justo do que ter identidade própria, coisa que a RBS TV cuida e mantém. Trilha sonora, pacote gráfico e cenários possuem especificidades que só esse telejornal possui.
Em Santa Catarina, entretanto, a venda para a NSCTV fez com que o Jornal do almoço se descaracterizasse por lá. Cenários e aberturas azuis e cinzas levaram o JA a virar um SC1 disfarçado com gerador de caracteres fixo poluindo o monitor, além da trilha sonora nacionalmente usada.
Tanto em SC como no RS, antes de a NSCTV existir, a RBSTV trabalhou na criação de uma nova identidade para seu telejornal do meio-dia. Ela foi criação de Humberto Mogetti, que apresenta esse trabalho em seu portfólio no site pessoal (abaixo):
Logo (parte de um novo pacote gráfico) criado por Humberto Mogetti |
Esse trabalho foi uma parceria com Carlos Porto. Como Humberto saiu da emissora, o projeto não foi concluído. Provavelmente receberia trilha sonora instrumental de Jean Presser, responsável pelas trilhas do canal.
0 comments