Troféu Candeeiro Farrapo será entregue nesta terça-feira
segunda-feira, setembro 10, 2018
Todos os anos, durante a
Semana Farroupilha, a Câmara Municipal de Vacaria entrega o troféu Candeeiro
Farrapo à personalidade que se destaca pelo culto e propagação da tradição
farroupilha. O prêmio foi criado em 2003 e está sua 15ª edição.
O homenageado deste ano é o músico Deoroci Fernandes da Silveira. Aos 73 anos, Deoroci vai receber o troféu por dedicar grande parte de sua vida a cantar as belezas do Rio Grande.
O músico Deoroci Fernandes da Silveira que receberá o troféu Candeeiro Farrapo e o presidente da Câmara Municipal de Vacaria, vereador Mauro Schuller. Foto: Divulgação/Câmara Municipal |
O CANTOR
O músico foi um dos fundadores do conjunto Os Caudilhos, formado por Antônio Carlos Borges Cunha, João Maria Pinheiro da Rosa, José Luis Antunes e Heitor Maciel. O grupo conquistou todo o Rio Grande do Sul e propagou a música regional gaúcha Brasil à fora. Deoroci também contribuiu com a formação dos conjuntos Os Vacarianos e Chamamento.
O RADIALISTA
Além de cantar, Deoroci emprestou sua voz às rádios locais. Atuou por cinco anos como locutor nas rádios Fátima e Esmeralda.
O VEREADOR
Foi eleito vereador para o mandato de 1988 a 1992. Atuou por quase mais uma década como assessor parlamentar. Na vereança, participou da elaboração da lei máxima municipal: a Lei Orgânica. Bom em retórica, era convidado a elaborar os discursos institucionais.
ENTIDADES TRADICIONALISTAS
Foi sócio-fundador dos CTGs Sentinela da Querência e Rancho da Integração. No CTG Porteira do Rio Grande, atuou como diretor artístico.
CANDEEIRO FARRAPO
Deoroci é um grande apoiador do Candeeiro Farrapo. Todos os anos, mobiliza os gaiteiros para acolher o homenageado com um gaitaço. Empresta sua voz no início das solenidades e, também, ao final, quando entoa o hino rio-grandense.
A SOLENIDADE DE ENTREGA
A solenidade de entrega do Candeeiro Farrapo à Deoroci Fernandes da Silveira acontecerá amanhã, dia 11 de setembro, terça-feira, às 21h no CTG Rancho da Integração. O Grupo de cultura nativa Vacaria dos Pinhais é parceiro nesta edição.
Texto de Giana Pontalti – Assessoria de Comunicação
da Câmara Municipal de Vacaria.
0 comments