Truco Gaudério
quarta-feira, julho 28, 2010
O Truco Gaudério é uma variação do truco cego, composto de
dois tipos de trunfos ou embates entre os jogadores, os pontos e o jogo. Nas
duas situações, o valor de cada carta possui pontuação diferente.
O truco gaudério tem até versões para celulares. |
AS PARTIDAS
São realizadas partidas corridas de 18 tentos (pontos) - (nas
regras, com 2 jogadores joga-se até 9), onde são embaralhadas aleatoriamente 40
cartas do baralho espanhol (preferencialmente), retiradas às cartas 8 e 9, que
não representam nada no truco cego.
AS RODADAS
Em cada rodada são distribuídas três cartas para cada
jogador, e é definido o mão, que alterna a cada rodada. A definição do mão é
importante para definir quem é obrigado a cantar os pontos a cada desafio dos
pontos e também para definir a vez no caso de empate na jogada das cartas.
OS PONTOS - O ENVIDO E A FLOR
Os pontos são jogados antes de começar a partida, e serve
como dicas das cartas que o oponente possui, devido à necessidade de 'cantar'
os pontos.
Pede-se o Envido por qualquer um dos jogadores, desde que
ainda não tenha jogado nenhuma carta na mesa e desde que não seja cantada a
Flor, diz-se que 'Envido contra Flor, é Proibido'. Pedir os pontos ou esperar
que o oponente peça os pontos são estratégias interessantes, pois o envido pode
ser repicado pelo oponente do que pede os pontos. No caso da recusa de disputar
os pontos, perde-se tentos (veja tabela 'Tentos do Envido'). Se nenhum dos
jogadores pede os pontos antes de jogar, obviamente, ninguém ganha.
Caso haja a disputa pelos pontos, o vencedor será conhecido
após o aceite ou da fuga do oponente e em ambos os casos, os pontos serão pagos
ao vencedor.
A Flor pode ser 'cantada' por qualquer jogador que possua 3
cartas do mesmo naipe e desde que ainda não tenha jogado nenhuma carta na mesa.
A flor só pode ser repicada se o oponente também possuir uma flor. (veja tabela
'Tentos da Flor')
OS PONTOS PARA O ENVIDO
Os pontos são considerados conforme os naipes, e vão de 0 a
33 para o envido conforme combinação do valor dos pontos das cartas:
• Se as 3 cartas são de naipes diferentes, o valor dos pontos
da carta mais alta será considerado na disputa. As figuras possuem valor zero
para os pontos, portanto, se um jogador possui três figuras, possui 0 (mínimo)
pontos para a disputa;
• Se 2 cartas são de naipes iguais, soma-se 20 mais o valor
de cada carta, se um jogador possui duas figuras do mesmo naipe possui 20
pontos (mínimo), se possui as cartas 6 e 7 possui 33 pontos (máximo);
OS PONTOS PARA A FLOR
Os pontos são considerados conforme os naipes, e vão de 0 a
38 para a flor conforme combinação do valor dos pontos das cartas:
• As figuras possuem valor zero para os pontos, portanto, se
um jogador possui três figuras, possui 0 (mínimo) pontos para a disputa;
O JOGO
As jogadas constam de três rodadas, começadas pela mão.
Joga-se o Valor do Jogo de cada carta, uma contra as outras expostas na mesa. O
vencedor é o melhor em duas dessas rodadas.
• Quem vencer a primeira rodada possui vantagem em caso de
empate nas outras duas rodadas.
• Em caso de empate na primeira rodada, o vencedor da segunda
é o vencedor da jogada.
• Sempre que houver empate, a vez de jogar é da mão da
jogada.
O TRUCO
O truco pode ser 'gritado' por qualquer jogador em qualquer
momento da partida, Se nenhum jogador gritar Truco, o valor da partida vale 1
tento (veja tabela 'Tentos do Truco'). Se a mão gritar Truco, o jogador
oponente tem o direito de pedir os pontos, ou seja, pedir Envido, pois os
pontos são disputados antes do Truco. Após a disputa dos pontos, volta o
desafio do Truco, retornando a vez para o desafiado.
OS REPIQUES
Tanto os pontos como o jogo podem ser repicados. O direito do
repique sempre é do jogador desafiado.
TENTOS DO ENVIDO:
Desafio Repique Não Quero Quero
Envido: não quero - 1 ponto / quero 2 pontos
Envido Envido: não quero -2 pontos / quero – 4 pontos
Envido Real Envido: não quero – 2 pontos / quero – 5 pontos
Real Envido: não quero -1 ponto / quero – 3 pontos
Real Envido Real Envido: não quero – 3 pontos / quero – 6 pontos
Falta Envido: A falta não tem repique 1 Falta*
O valor da Falta é a diferença entre o valor da partida (18
tentos) e os pontos do jogador que está vencendo. Se o jogador que está
vencendo pede a Falta e vence a disputa, ele vence toda a Partida, pois ganha
os pontos da Falta.
TENTOS DO TRUCO:
Desafio Repique Não Quero Quero
Truco: não quero – 1 ponto / quero – 2 pontos
Truco Retruco: não quero - 2 pontos / quero – 3 pontos
Retruco Vale 4: não quero – 3 pontos / quero – 4 pontos
TENTOS DA FLOR:
Desafio Repique Me Achico* Quero
Flor 3 **
Flor Contra-Flor: me achico – 3 pontos / quero – 6 pontos
Flor Contra-Flor e o Resto: me achico - 6 pontos / quero - A
partida
» A Flor não tem a opção Não quero, apenas se os dois
jogadores possuem flor, existe a possibilidade de achicar-se, de forma a não
perder muitos tentos.
» A Flor não tem a opção Quero, se apenas um dos jogadores
tem flor, existe a aceitação 'é boa'.
» Se os dois jogadores possuem flor, existe a possibilidade
de jogar contra-flor ou contra-flor-e-o-resto, como forma de repique da flor.
» A flor é um bônus do jogo, porque o fato de tê-la é pura
sorte.
» O jogador que tiver uma flor não pode ser desafiado para um
envido, pois envidar contra flor é proibido.
» No caso dos dois possuírem flor, existe o embate entre os
jogadores para disputar os pontos das cartas de duas formas:
1 - Através do embate Contra-Flor
* O jogador desafiado pode desistir do embate,
No caso chama-se de "Achico" que significa fugir de
medo. Paga os 3 tentos pela fuga.
* O jogador vencedor nos pontos ganha 6 tentos
2 - Através do embate Contra-Flor e o resto
* O jogador desafiado pode desistir do embate, no caso
chama-se de "Achico" que significa fugir de medo. Paga os 6 tentos
pela fuga.
* O jogador vencedor nos pontos ganha os tentos que faltam
para o jogador com mais tentos na partida chegar a 18 tentos.
VALORES DAS CARTAS PARA OS PONTOS E PARA O JOGO:
Ás de espadas: valor de
jogo -13 pontos / envido e flor -1 ponto
Ás de paus: valor de jogo -12 pontos / envido e flor - 1
ponto
7 de espadas: valor de jogo -11 pontos / envido e flor -7
pontos
7 de ouros: valor de jogo - 10 pontos / envido e flor -7
pontos
3 de todos os naipes: valor de jogo - 9 pontos / envido e
flor - 3 pontos
2 de todos os naipes: valor de jogo -8 pontos / envido e flor
- 2 pontos
Ás de copas e ás de ouro: valor de jogo - 7 pontos / envido e
flor -1 ponto
Rei de todos os naipes: valor de jogo - 6 pontos / envido e
flor – 0 pontos
Rainha de todos os naipes: valor de jogo - 5 pontos / envido
e flor – 0 pontos
Valete de todos os naipes: valor de jogo - 4 pontos / envido
e flor – 0 pontos
7 de paus e 7 de copas: valor de jogo - 3 pontos / envido e
flor - 7 pontos
6 de todos os naipes: valor de jogo - 2 pontos / envido e
flor - 6 pontos
5 de todos os naipes:
valor de jogo - 1 ponto / envido e flor - 5 pontos
4 de todos os naipes: valor de jogo -0 pontos / envido e flor
- 4 pontos
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