Truco Gaudério

quarta-feira, julho 28, 2010

O Truco Gaudério é uma variação do truco cego, composto de dois tipos de trunfos ou embates entre os jogadores, os pontos e o jogo. Nas duas situações, o valor de cada carta possui pontuação diferente.

O truco gaudério tem até versões para celulares.


AS PARTIDAS

São realizadas partidas corridas de 18 tentos (pontos) - (nas regras, com 2 jogadores joga-se até 9), onde são embaralhadas aleatoriamente 40 cartas do baralho espanhol (preferencialmente), retiradas às cartas 8 e 9, que não representam nada no truco cego.

AS RODADAS

Em cada rodada são distribuídas três cartas para cada jogador, e é definido o mão, que alterna a cada rodada. A definição do mão é importante para definir quem é obrigado a cantar os pontos a cada desafio dos pontos e também para definir a vez no caso de empate na jogada das cartas.

OS PONTOS - O ENVIDO E A FLOR

Os pontos são jogados antes de começar a partida, e serve como dicas das cartas que o oponente possui, devido à necessidade de 'cantar' os pontos.

Pede-se o Envido por qualquer um dos jogadores, desde que ainda não tenha jogado nenhuma carta na mesa e desde que não seja cantada a Flor, diz-se que 'Envido contra Flor, é Proibido'. Pedir os pontos ou esperar que o oponente peça os pontos são estratégias interessantes, pois o envido pode ser repicado pelo oponente do que pede os pontos. No caso da recusa de disputar os pontos, perde-se tentos (veja tabela 'Tentos do Envido'). Se nenhum dos jogadores pede os pontos antes de jogar, obviamente, ninguém ganha.

Caso haja a disputa pelos pontos, o vencedor será conhecido após o aceite ou da fuga do oponente e em ambos os casos, os pontos serão pagos ao vencedor.

A Flor pode ser 'cantada' por qualquer jogador que possua 3 cartas do mesmo naipe e desde que ainda não tenha jogado nenhuma carta na mesa. A flor só pode ser repicada se o oponente também possuir uma flor. (veja tabela 'Tentos da Flor')

OS PONTOS PARA O ENVIDO

Os pontos são considerados conforme os naipes, e vão de 0 a 33 para o envido conforme combinação do valor dos pontos das cartas:

• Se as 3 cartas são de naipes diferentes, o valor dos pontos da carta mais alta será considerado na disputa. As figuras possuem valor zero para os pontos, portanto, se um jogador possui três figuras, possui 0 (mínimo) pontos para a disputa;

• Se 2 cartas são de naipes iguais, soma-se 20 mais o valor de cada carta, se um jogador possui duas figuras do mesmo naipe possui 20 pontos (mínimo), se possui as cartas 6 e 7 possui 33 pontos (máximo);


OS PONTOS PARA A FLOR

Os pontos são considerados conforme os naipes, e vão de 0 a 38 para a flor conforme combinação do valor dos pontos das cartas:

• As figuras possuem valor zero para os pontos, portanto, se um jogador possui três figuras, possui 0 (mínimo) pontos para a disputa;

O JOGO

As jogadas constam de três rodadas, começadas pela mão. Joga-se o Valor do Jogo de cada carta, uma contra as outras expostas na mesa. O vencedor é o melhor em duas dessas rodadas.

• Quem vencer a primeira rodada possui vantagem em caso de empate nas outras duas rodadas.

• Em caso de empate na primeira rodada, o vencedor da segunda é o vencedor da jogada.

• Sempre que houver empate, a vez de jogar é da mão da jogada.

O TRUCO

O truco pode ser 'gritado' por qualquer jogador em qualquer momento da partida, Se nenhum jogador gritar Truco, o valor da partida vale 1 tento (veja tabela 'Tentos do Truco'). Se a mão gritar Truco, o jogador oponente tem o direito de pedir os pontos, ou seja, pedir Envido, pois os pontos são disputados antes do Truco. Após a disputa dos pontos, volta o desafio do Truco, retornando a vez para o desafiado.

OS REPIQUES

Tanto os pontos como o jogo podem ser repicados. O direito do repique sempre é do jogador desafiado.

TENTOS DO ENVIDO:

Desafio Repique Não Quero Quero

Envido: não quero - 1 ponto / quero 2 pontos

Envido Envido: não quero -2 pontos / quero – 4 pontos

Envido Real Envido: não quero – 2 pontos / quero – 5 pontos

Real Envido: não quero -1 ponto / quero – 3 pontos

Real Envido Real Envido: não quero – 3 pontos / quero – 6 pontos

Falta Envido: A falta não tem repique 1 Falta*

O valor da Falta é a diferença entre o valor da partida (18 tentos) e os pontos do jogador que está vencendo. Se o jogador que está vencendo pede a Falta e vence a disputa, ele vence toda a Partida, pois ganha os pontos da Falta.



TENTOS DO TRUCO:

Desafio Repique Não Quero Quero

Truco: não quero – 1 ponto / quero – 2 pontos

Truco Retruco: não quero - 2 pontos / quero – 3 pontos

Retruco Vale 4: não quero – 3 pontos / quero – 4 pontos

TENTOS DA FLOR:

Desafio Repique Me Achico* Quero

Flor 3 **

Flor Contra-Flor: me achico – 3 pontos / quero – 6 pontos

Flor Contra-Flor e o Resto: me achico - 6 pontos / quero - A partida

» A Flor não tem a opção Não quero, apenas se os dois jogadores possuem flor, existe a possibilidade de achicar-se, de forma a não perder muitos tentos.

» A Flor não tem a opção Quero, se apenas um dos jogadores tem flor, existe a aceitação 'é boa'.

» Se os dois jogadores possuem flor, existe a possibilidade de jogar contra-flor ou contra-flor-e-o-resto, como forma de repique da flor.

» A flor é um bônus do jogo, porque o fato de tê-la é pura sorte.

» O jogador que tiver uma flor não pode ser desafiado para um envido, pois envidar contra flor é proibido.

» No caso dos dois possuírem flor, existe o embate entre os jogadores para disputar os pontos das cartas de duas formas:

1 - Através do embate Contra-Flor

* O jogador desafiado pode desistir do embate,

No caso chama-se de "Achico" que significa fugir de medo. Paga os 3 tentos pela fuga.

* O jogador vencedor nos pontos ganha 6 tentos

2 - Através do embate Contra-Flor e o resto

* O jogador desafiado pode desistir do embate, no caso chama-se de "Achico" que significa fugir de medo. Paga os 6 tentos pela fuga.

* O jogador vencedor nos pontos ganha os tentos que faltam para o jogador com mais tentos na partida chegar a 18 tentos.



VALORES DAS CARTAS PARA OS PONTOS E PARA O JOGO:



Ás de espadas:  valor de jogo -13 pontos / envido e flor -1 ponto



Ás de paus: valor de jogo -12 pontos / envido e flor - 1 ponto



7 de espadas: valor de jogo -11 pontos / envido e flor -7 pontos



7 de ouros: valor de jogo - 10 pontos / envido e flor -7 pontos



3 de todos os naipes: valor de jogo - 9 pontos / envido e flor - 3 pontos



2 de todos os naipes: valor de jogo -8 pontos / envido e flor - 2 pontos



Ás de copas e ás de ouro: valor de jogo - 7 pontos / envido e flor -1 ponto



Rei de todos os naipes: valor de jogo - 6 pontos / envido e flor – 0 pontos



Rainha de todos os naipes: valor de jogo - 5 pontos / envido e flor – 0 pontos



Valete de todos os naipes: valor de jogo - 4 pontos / envido e flor – 0 pontos



7 de paus e 7 de copas: valor de jogo - 3 pontos / envido e flor - 7 pontos



6 de todos os naipes: valor de jogo - 2 pontos / envido e flor - 6 pontos



 5 de todos os naipes: valor de jogo - 1 ponto / envido e flor - 5 pontos




4 de todos os naipes: valor de jogo -0 pontos / envido e flor - 4 pontos

APROCHEGUE E CONFIRA

0 comments